A Melhor Escola do Mundo

Minha foto
CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, Brazil

domingo, 17 de julho de 2011

Projeto Alcoolismo

 GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDENCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO A EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

                      NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE CAMPO GRANDE





PROJETO SOBRE DROGAS LÍCITAS – BEBIDAS ALCOÓLICAS
 
1. Identificação

Autora do projeto
Vastir de Lima Souza
Nome da Escola: E. E. ELVIRA MATHIAS DE OLIVEIRA – CAMPO GRANDE - MS                                            
Direção da escola: Sueli Araújo Lima
Direção pedagógica: Madalena Pereira da silva
Coordenação: Eva L. A. Souza, Marisa A. de Oliveira e Waldelis AP. R. B. Araújo
Professor STE: Ronaldo F. Pajeu
Ano/turma: 6º A e B; 7º A, B e C; 8º A e B; 9º A e B
Número de alunos: aproximadamente 300 alunos.
Professores regentes envolvidos: Vastir de Lima Souza, Márcia Maidanna
          
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Ocorreu devido à preocupação com os alunos das respectivas turmas começarem a usar bebidas alcoólicas. Pois os mesmo retratam como algo engraçado, bom e inofensivo a vida humana.

 3. Justificativa

Por estatística é comprovado que cada vez mais cedo os jovens tem se viciado em bebidas alcoólicas. Devido esta constatação é mais que necessário conscientizá-los das conseqüências do uso destes produtos.

 4. Objetivo (s)

- Sensibilizar os alunos sobre os malefícios da bebida alcoólica.
- Pesquisar sobre a origem do uso da bebida alcoólica através da História, o uso atual e as conseqüências sobre o sistema nervoso.
- Estudar a lei de proibição da venda aos menores de idade.
- Conscientizar os alunos sobre as atitudes de resistência frente às sugestões das publicidades.
- Produzir gráfico após pesquisa com jovens, utilizando Excel.
- Produzir uma apresentação em slides, que poderá estar sendo demonstrado em outras salas.



5. Conteúdos

Alcoolismo
Conseqüências do alcoolismo
Doenças causadas pelo uso do álcool


6. Disciplinas envolvidas

História e Educação Física


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

Num primeiro momento nas aulas de história os alunos serão encaminhados até a Sala de Tecnologia Educacional – STE – para uma aula expositiva e explicativa sobre o alcoolismo, evidenciando principalmente as conseqüências do uso abusivo e irresponsável por uma parcela da sociedade, tanto jovem como adulta.
Nas aulas seguintes os alunos deverão fazer pesquisas em sites da web, para dados sobre a história da bebida alcoólica, em seguida registrarão em seus cadernos e discutiremos em sala de aula.
Nas aulas da disciplina de educação física na STE os alunos responderão em seus cadernos algumas questões pré-estabelecidas pela professora através de pesquisas na Internet e na família.
Nas próximas aulas de história, na STE os alunos analisarão fotos com doenças ou acidentes causadas pelo uso da bebida alcoólica e deverão produzir slides contendo os resultados da pesquisa, com fotos, gráficos, textos ou músicas.
Os alunos poderão escolher propagandas para análise, bem como fazer interpretação e análise de notícias policiais e médicas.
Após a montagem dos primeiros slides os alunos deverão salvar nas suas respectivas pastas e a cada duas semanas retornaremos a STE para dar seqüência no trabalho.

Apresentação do projeto
A apresentação do projeto dar-se-á na própria STE, na qual os alunos utilizando do projetor multimídia conectado a um computador em rede apresentarão para a sala seus respectivos trabalhos e conclusões.

Cronograma
Maio: momento de reflexão e discussão na sala de informática.
Maio: início da montagem dos slides.
Junho: montagem dos slides com fotos, textos, reportagens, etc.
Julho: apresentação do projeto para os demais alunos na STE.
Julho: postagem do projeto no blog da escola.



8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Papel, lápis, caneta, computador, Internet, Windows média player, blog, máquina digital, projetor multimídia, Sala de Informática Educacional.


9. Registro do processo

 Os alunos registrarão a primeira etapa no caderno e restante do processo na STE nas suas respectivas pastas.


10. Avaliação e Resultados esperados

Na primeira etapa será avaliado o registro no caderno, na segunda etapa o registro na Sala de Informática Educacional e por fim, a apresentação dos trabalhos para os demais alunos na Sala de Informática Educacional.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

O projeto e algumas atividades selecionadas serão publicados no blog da escola e posteriormente para toda a comunidade escolar.
 

12. Referências Bibliográficas





13. Anexo I

 Perguntas realizadas pela professora Márcia na disciplina de educação física.


1 – O que são drogas lícitas ilícitas?

2 – Quais os tipos de drogas são utilizados em sua casa?

3 – Cite três atletas que tiveram envolvimentos com drogas ilícitas.












______________________________               _____________________________

Assinatura da direção                                             Assinatura da coordenação





____________________________

Assinatura do professor da STE


Nenhum comentário:

Postar um comentário