SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDENCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO A EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE CAMPO GRANDE
PROJETO SOBRE DROGAS LÍCITAS – BEBIDAS ALCOÓLICAS
1. Identificação
Autora do projeto | Vastir de Lima Souza |
Nome da Escola: E. E. ELVIRA MATHIAS DE OLIVEIRA – CAMPO GRANDE - MS | |
Direção da escola: Sueli Araújo Lima | |
Direção pedagógica: Madalena Pereira da silva | |
Coordenação: Eva L. A. Souza, Marisa A. de Oliveira e Waldelis AP. R. B. Araújo | |
Professor STE: Ronaldo F. Pajeu | |
Ano/turma: 6º A e B; 7º A, B e C; 8º A e B; 9º A e B Número de alunos: aproximadamente 300 alunos. | |
Professores regentes envolvidos: Vastir de Lima Souza, Márcia Maidanna |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Ocorreu devido à preocupação com os alunos das respectivas turmas começarem a usar bebidas alcoólicas. Pois os mesmo retratam como algo engraçado, bom e inofensivo a vida humana. |
Por estatística é comprovado que cada vez mais cedo os jovens tem se viciado em bebidas alcoólicas. Devido esta constatação é mais que necessário conscientizá-los das conseqüências do uso destes produtos. |
- Sensibilizar os alunos sobre os malefícios da bebida alcoólica. - Pesquisar sobre a origem do uso da bebida alcoólica através da História, o uso atual e as conseqüências sobre o sistema nervoso. - Estudar a lei de proibição da venda aos menores de idade. - Conscientizar os alunos sobre as atitudes de resistência frente às sugestões das publicidades. - Produzir gráfico após pesquisa com jovens, utilizando Excel. - Produzir uma apresentação em slides, que poderá estar sendo demonstrado em outras salas. |
Alcoolismo Conseqüências do alcoolismo Doenças causadas pelo uso do álcool |
História e Educação Física |
Num primeiro momento nas aulas de história os alunos serão encaminhados até a Sala de Tecnologia Educacional – STE – para uma aula expositiva e explicativa sobre o alcoolismo, evidenciando principalmente as conseqüências do uso abusivo e irresponsável por uma parcela da sociedade, tanto jovem como adulta. Nas aulas seguintes os alunos deverão fazer pesquisas em sites da web, para dados sobre a história da bebida alcoólica, em seguida registrarão em seus cadernos e discutiremos em sala de aula. Nas aulas da disciplina de educação física na STE os alunos responderão em seus cadernos algumas questões pré-estabelecidas pela professora através de pesquisas na Internet e na família. Nas próximas aulas de história, na STE os alunos analisarão fotos com doenças ou acidentes causadas pelo uso da bebida alcoólica e deverão produzir slides contendo os resultados da pesquisa, com fotos, gráficos, textos ou músicas. Os alunos poderão escolher propagandas para análise, bem como fazer interpretação e análise de notícias policiais e médicas. Após a montagem dos primeiros slides os alunos deverão salvar nas suas respectivas pastas e a cada duas semanas retornaremos a STE para dar seqüência no trabalho. Apresentação do projeto A apresentação do projeto dar-se-á na própria STE, na qual os alunos utilizando do projetor multimídia conectado a um computador em rede apresentarão para a sala seus respectivos trabalhos e conclusões. Cronograma Maio: momento de reflexão e discussão na sala de informática. Maio: início da montagem dos slides. Junho: montagem dos slides com fotos, textos, reportagens, etc. Julho: apresentação do projeto para os demais alunos na STE. Julho: postagem do projeto no blog da escola. |
Papel, lápis, caneta, computador, Internet, Windows média player, blog, máquina digital, projetor multimídia, Sala de Informática Educacional. |
Os alunos registrarão a primeira etapa no caderno e restante do processo na STE nas suas respectivas pastas. |
10. Avaliação e Resultados esperados
Na primeira etapa será avaliado o registro no caderno, na segunda etapa o registro na Sala de Informática Educacional e por fim, a apresentação dos trabalhos para os demais alunos na Sala de Informática Educacional. |
O projeto e algumas atividades selecionadas serão publicados no blog da escola e posteriormente para toda a comunidade escolar. |
12. Referências Bibliográficas
|
13. Anexo I
1 – O que são drogas lícitas ilícitas? 2 – Quais os tipos de drogas são utilizados em sua casa? 3 – Cite três atletas que tiveram envolvimentos com drogas ilícitas. |
______________________________ _____________________________
Assinatura da direção Assinatura da coordenação
____________________________
Assinatura do professor da STE
Nenhum comentário:
Postar um comentário